sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Turismo em Jacarepaguá

Desde que comecei a trabalhar em Jacarepaguá tinha curiosidade de saber o que era uma construção no alto de um morro, que via praticamente de qualquer lugar. Esse mês, finalmente fui até lá.

O lugar é a Igreja de Nossa Senhora da Pena. Ela fica no alto desse morro (Pedra do Galo), a 170 metros de altura. O acesso é feito por uma estrada de pedra, bastante irregular e íngreme, construída por escravos. A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM), em 1938.


Existem datas diferentes informando a sua construção. O que consta no site da igreja é que em 1661 um negrinho escravo perdeu uma vaca de seu senhor, que ameaçou lhe dar uma surra caso a vaca não aparecesse. O escravo pediu proteção à Nossa Senhora e, ao olhar para o morro, a viu apontando para onde estava a vaca. Tal milagre foi presenciado pelo fazendeiro que em reconhecimento mandou construir uma capela no alto do morro e alforriou o escravo. Foi o primeiro registro de alforria no Brasil.




Em 1664, o Padre Manuel de Araújo construiu a igreja atual, com a marca dos jesuítas. Em seu museu estão relíquias interessantes como uma pedra batismal utilizada por Anchieta e uma cadeira onde D. Teresa Cristina, esposa de D.Pedro II era transportada pelos escravos até o alto do morro.

Não pude entrar, pois a igreja estava em obras. Só pude tirar fotos do lado de fora e, por azar, o dia estava meio nublado. As fotos:






Relógio de sol na lateral da igreja. Sim, tirei a foto do lado errado...


Lateral da igreja



Freguesia e parte do Anil


Mais Freguesia


Barra da Tijuca ao fundo


Em baixo Pechincha e ao fundo o Parque da Pedra Branca


Ao fundo Taquara




Nenhum comentário:

Postar um comentário